Ainda se celebra o dia da mulher?
- Patrícia Valente
- 8 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2024
Hoje não podia deixar de falar do dia da mulher, que se celebra hoje. Para mim, infelizmente ainda se comemora o dia da mulher. Digo infelizmente porque, para haver um dia dedicado à mulher, quer dizer que ainda há discriminação, a vários níveis: há violência, há assédio.
Em certas culturas, a mulher ainda é considerada inferior ao homem. Em algumas, essa inferioridade é levada ao extremo. No mundo digamos "mais evoluído", essa discriminação existe na desigualdade salarial e na distribuição de funções, por exemplo. A mulher ainda recebe menos que o homem, desempenhando a mesma função. E regra geral, as tarefas domésticas e familiares recaem mais na mulher.
Tantos anos se passaram desde a emancipação da mulher e ainda há tanto para evoluir. Celebremos os direitos já alcançados sem dúvida, mas não esqueçamos todo o caminho que ainda nos falta percorrer nesse sentido. Não se iludam a pensar que existe igualdade de género.

Já não sou do tempo em que a mulher não podia votar, em que tinha de pedir autorização ao marido ou ao pai para viajar por exemplo, entre tantos outros exemplos. Alguns bem distantes da minha realidade. Não conheço uma única mulher que não tenha sido alvo de assédio pelo menos uma vez na vida, no geral várias!
A mulher não é um ser fraco e indefeso. Na minha opinião, a mulher é muito forte e resiliente, capaz de grandes feitos, como dar vida.
Acredito que não devia haver um dia para celebrar a mulher, porque acentua ainda mais a disparidade que existe entre géneros. Celebremos a mulher e o homem diariamente, como um ser integral, sem ter em conta sexismos. Comemoremos sim a independência e a liberdade tão arduamente conquistadas.
E tu, concordas que exista o dia da Mulher?







Todos os dias são dias da mulher