top of page

Isto (não) acaba aqui

  • Foto do escritor: Patrícia Valente
    Patrícia Valente
  • 25 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Olá a todos!

Há tanto tempo que não escrevia. Já tinham saudades minhas? Eu tinha saudades vossas. E também de escrever aqui!

(atenção: contém spoilers*)


Há uns tempos fui ver um filme que anda a dar que falar: "Isto acaba aqui", ou em inglês: "It ends with us", que é baseado num romance de Colleen Hoover. Eu não li o livro por isso não consigo comparar. Já li diversas opiniões e refleti bastante depois de o visualizar . É certo que o filme tem o seu quê de clichés: as personagens principais são esbeltas e brancas, algumas falas parecem forçadas e o final é previsível, por exemplo. Contudo, o filme aborda uma questão importante: a temática da violência doméstica através das gerações.


ree

A mensagem é muito clara, sendo que a protagonista acaba com o problema geracional. Há quem diga que há momentos que são um pouco dúbios e em que pode ser discutível o que é ou não violência, ou mesmo que o tema está romantizado, mas está bem explícito que mesmo quando não há violência física, existem traços tóxicos, controladores e manipuladores nas relações amorosas. E além disso, também acho importante a questão geracional: é curioso como temas (traumas, doenças, comportamentos, etc) de gerações anteriores se tendem a repetir e cabe-nos a nós romper ou não com o padrão. Para isso é muito útil fazer sessões de constelações familiares (tema que já abordei aqui anteriormente). Toda a gente devia experimentar pelo menos uma sessão na vida.


Fora os lugares-comuns do filme, achei o filme muito interessante e este cumpre o seu propósito: contar a história da protagonista, o que enfrenta e vence a nível relacional e familiar, quebrando barreiras e saindo mais forte, resiliente e finalmente feliz e realizada.


E tu, já foste ver o filme? O que achaste?


*spoiler: Informação que revela partes importantes do enredo de um filme, de uma série televisiva ou de um livro, sobretudo para quem ainda não os viu ou leu. In Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024.



 
 
 

Comentários


©2024 por Essência da Vida. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page