top of page

Um amigo tóxico

  • Foto do escritor: Patrícia Valente
    Patrícia Valente
  • 17 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de fev. de 2022

Hoje o tema é o tabaco. Desde miúda, que a minha melhor amiga viveu num meio de fumo. Aos 13 anos, experimentou o primeiro cigarro por curiosidade e detestou. Mas, com a adolescência, facilmente aderiu a essa moda estúpida. Durante anos, controlou muito bem o vício, não passava dos 10 cigarros por dia. Com o passar dos anos, o vício cresceu, até descambar. Hoje, sabe que vai conseguir deixar de fumar, mas não é neste momento. É honesta consigo mesma.


Sabem que este vício é terrível. Quem diz o tabaco, diz outros vícios. Já deixou, uma vez, durante 6 meses e sentiu-se muito bem. Mais livre, sobretudo. Percebeu logo os benefícios: para a carteira e principalmente para a saúde!


A relação das pessoas com o tabaco é muito diversa: envolve mecanismos psicológicos poderosos. Para ela, o tabaco é como um amigo tóxico, que sempre a acompanhou ao longo da vida. É uma coisa que consegue controlar, não no sentido de posse, mas no sentido em que controla o que fuma, quando e quantos. Não controlamos a vida e os seus dissabores. Por isso é tão complexo abandoná-lo. Ainda é uma extensão dela. Só de pensar nisso, fica ansiosa.


Como qualquer vício ou hábito, é difícil deixar, mas é urgente que o façamos, tendo em conta o nosso bem-estar e o dos outros.


Um dia li que o vício do tabaco, segundo Freud, tem a ver com o vínculo afetivo com a mãe, a sua inexistência, ou mesmo um vínculo desequilibrado. Achei uma abordagem interessante.


Sei que a minha amiga vai conseguir fazê-lo. À medida que desconstruir e resolver aspetos mais difíceis dentro de si, o vício irá embora. Encerra certas mágoas e dores em si e o vício morre em conjunto. E tu, já te livraste do teu amigo tóxico? Conta-me como foi!

ree


 
 
 

2 comentários


Patrícia Valente
Patrícia Valente
20 de fev. de 2022

Obrigada Tia pelo testemunho! E muitos parabéns por ter tomado essa excelente decisão! Beijinhos grandes e um abraço dos nossos ❤

Curtir

fatimasimoesvalent
20 de fev. de 2022

Pediste para te contar...então.aqui vai: Já me livrei do meu "amigo tóxico", (como lhe chamaste), definitivamente há 25 anos. Da primeira vez, foi de um dia para o outro. Decidi que no dia seguinte não ia fumar mais, mas não antes de nesse dia e nessa noite, ter fumado tudo a que eu achava ter direito...e assim foi. Quando decidi que já chegava, coloquei o tabaco, o isqueiro e as pastilhas, numa bolsa fechadinha dentro da minha carteira e depois de lavar os dentes, fui dormir. No dia seguinte e em todos os outros que se seguiram, tal como tinha prometido a mim mesma, não fumei mais. Afastei-me dos cafés e de quem fumava por uns dias e às vezes (penso que…

Curtir

©2024 por Essência da Vida. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page