O que é para ti a liberdade?
- Patrícia Valente
- 25 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de abr. de 2022
Hoje não podia deixar de falar da liberdade. Comemoram-se hoje 48 anos desde o fim da Ditadura e o início da Democracia em Portugal.
Não posso dizer que vivi na época pré 25 de abril, apenas sei os relatos dessa época. Mas uma coisa eu sei. A liberdade foi conquistada, com muito custo, graças à luta e persistência de um grupo de revolucionários. Nunca esqueçamos. A liberdade também se alcança diariamente. Não é algo estanque.

Para mim, a maior liberdade é a que temos internamente. Poucas coisas são piores do que vivermos numa prisão interna. Por mais que as circunstâncias nos prendam ou condicionem, podemos sempre escolher ser livres. A liberdade é uma escolha. Podemos ser reféns do mundo exterior, ou podemos adotar uma postura mais positiva. Basta lermos as histórias sobre os campos de concentração da Alemanha Nazi. No meio de tanto caos, muitas pessoas sobreviveram e são autênticas provas de resiliência e auto-superação. Se o tema te fascina como a mim, recomendo o livro "A Bailarina de Auschwitz", de Edith Eger.

A liberdade pode ser fazermos o que quisermos. Estamos a fazer escolhas, a toda a hora. Espero que sejas livre para fazer as tuas próprias escolhas. E sobretudo que sejas livre para seres quem és.
E para ti, o que consideras ser a liberdade?







Comentários