Pela Saúde Mental de todos
- Patrícia Valente
- 24 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2022
Em outubro celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Ainda há muito caminho a fazer pela saúde mental. Todos nós iremos passar por algum episódio desse âmbito na nossa vida, ou conhecemos alguém próximo que passa por isso.
A promoção da saúde mental deve ser feita todos os dias, sem preconceitos ou julgamentos. Sem estigmas.

O filme "Joker" traz esta temática à tela. A sua narrativa brilhante conta a história de Arthur, um homem que sofre de uma doença mental que o faz começar a rir em situações desadequadas. Ao ficar sem apoio psicológico e sem acesso à medicação, Arthur fica desequilibrado e sozinho, o que leva a surtos psicóticos. Como ele bem diz: "O problema da Saúde Mental é que as pessoas esperam que ajamos como se não tivéssemos uma doença." O filme retrata de forma crua e dura a sociedade em que vivemos.
Conseguem imaginar o que é ouvir vozes? Ou ver coisas que os outros não vêem? Quantos Arthurs andam por aí e são marginalizados? Promover a saúde mental passa pela sua inclusão na sociedade, não pela exclusão.
Há quem defenda que ouvir ou ver coisas que "não são reais" tem a ver com uma extrema sensibilidade e uma certa mediunidade: ter uma maior percepção das energias que nos rodeiam. Ao invés de aniquilar essas características devíamos tirar partido das mesmas e direcioná-las para algo proveitoso, para as artes e as terapias, por exemplo. Pela Saúde Mental de todos.
E tu, que ferramentas encontras para cuidar, no dia-a-dia, da tua Saúde Mental? ❤️







Comentários