Ser empático nas relações
- Patrícia Valente
- 27 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de out. de 2022
Hoje quero falar-vos da empatia, aquela qualidade de nos colocarmos no lugar do outro. Eu diria que é extremamente importante nas nossas relações. Para mim é das características que mais aprecio em alguém. No entanto, não abunda. A sorte é que há algumas pessoas que têm essa capacidade: a de olhar verdadeiramente o outro e pensar o que sentirá essa pessoa que está à minha frente.
É preciso estar atento, sem julgamento, crítica ou pressão e praticar a escuta ativa, não estando à espera para simplesmente responder à pergunta ou afirmação. É uma qualidade que se pode cultivar: com a prática torna-se mais fácil. Parece mais inato para algumas pessoas do que outras. Mas absolutamente importante para estabelecer relações genuínas e preenchidas.

Se não formos empáticos, o que acontece são relações ocas, sem sentido, sem respeito pelo outro. E isso é muito triste e solitário. Não fazemos ideia, muitas vezes, como se sente a pessoa que está à nossa frente: tudo o que enfrenta diariamente. Assim, convido-te a refletir sobre a empatia e a colocá-la mais em prática, se não for já o caso.
Acrescentarias algo a esta reflexão?
Um abraço empático.







A nossa felicidade depende sempre da felicidade dos outros!!! Por esta razão a nossa empatia para com os outros reflete esta frase.